Glossário

 
Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)
A Classificação Brasileira de Ocupações é uma norma de classificação numerativa e descritiva de atividades econômicas e profissionais determinada pela Comissão Nacional de Classificação para o uso de órgãos governamentais. Declarada pelo empregador ao preencher a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) link:

http://www.rais.gov.br/sitio/tabelas.jsf

 
Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas versão 2.0 é utilizada no Brasil para, como seu próprio nome informa, classificar as atividades ou setores da economia. A CNAE é organizada em uma hierarquia de 5 níveis, e nesse estudo foi utilizado o nível mais agregado, com 21 seções. A CNAE 2.0 pode ser consultada em:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101721.pdf

 
Diplomado
É o indivíduo que concluiu ao menos um curso de nível superior no período analisado que é de 2010 a 2017, de acordo com o Censo da Educação Superior (INEP). Na análise do perfil do egresso, considerou-se apenas as informações relativas à primeira graduação. Assim, no caso de um diplomado haver finalizado duas ou mais graduações ou cursos sequenciais no período de 2010 a 2017, será considerado para fins de análise sua primeira graduação/curso sequencial. O termo "egresso" foi utilizado como sinônimo de "diplomado". O número de diplomados no período é 8.209.941.
 
Diplomas
É o número de diplomas de curso superior que foram outorgados no período, de acordo com o Censo da Educação Superior (INEP). O número de diplomas no período de 2010 a 2017 é 8.609.337. Como alguns indivíduos obtiveram mais de um diploma, o número de diplomas é superior aos de indivíduos diplomados.
 
Escriturário
Profissional responsável pela escrituração (registro e organização da informação) das atividades da empresa.
 
Famílias de cursos
Os cursos que dão base para as análises sobre a formação e emprego dos diplomados na educação superior são aqueles informados pelo Censo da Educação Superior. Eles são 388 e para fins analíticos, em alguns casos, optou-se por agrupar os cursos com perfil de formação próximo, denominados "Famílias de cursos". Esse é o caso da família de “Formação de Professores”, da família “Gestão (específicas)”, “Engenharias”, “Áreas Científicas” “Ciências Contábeis”, “Computação, TI e afins” e "Farmácia".  A lista completa dos 26 cursos e famílias de cursos está detalhada aqui e a lista dos demais cursos está detalhada aqui.
 
Taxa de Crescimento Médio anual de diplomas
A taxa de Crescimento Médio é calculada aplicando-se a fórmula: (Valor inicial/valor final)(1/n)-1, onde n é o número de anos.
 
Taxa de emprego formal
As informações coletadas pelo Censo da Educação Superior para cada aluno diplomado entre 2010 e 2017 foram cruzadas com os dados coletados pela RAIS – Relação Anual de Informação Social – coletada pelo Ministério da Economia, que contém informações detalhadas para todos os empregados formalmente registrados pelos estabelecimentos empregadores em território nacional. As análises feitas não capturam a inserção de trabalho que decorre da atividade independente de profissionais liberais, nem a atividade econômica que decorre do empreendedorismo de parcela desses egressos, ou situações de trabalho que implicam na prestação de serviços para uma ou mais empresas através de pessoa jurídica ou de outras formas de trabalho informal, já que esses perfis não são incluídos na RAIS. Para a análise do emprego e da remuneração foram excluídos os diplomados que obtiveram títulos de mestrado ou doutorado de 1996 a 2017, de acordo com a Plataforma Sucupira. Esse tratamento visou evitar o viés causado pela influência que os maiores níveis de titulação podem ocasionar nas taxas de emprego e remuneração. 
A taxa de emprego formal em determinado ano é definida pela proporção representada pelo número de indivíduos da população de diplomados que se encontravam empregados em 31/12 do referido ano de análise em relação ao número total de indivíduos que constituem a respectiva população de 2010 até o ano de análise do emprego. A maior parte das análises de emprego tomou como referência o ano de 2017 e assim a taxa de emprego formal foi definida como:
Taxa de emprego formal = Diplomados na educação superior de 2010 a 2017 que não concluíram a pós-graduação (1996 a 2017) e que têm emprego formal / Diplomados na educação superior 2010 a 2017 que não concluíram a pós-graduação (1996 a 2017).
 
Remuneração
Os dados sobre o emprego a cada ano se referem à população de diplomados acumulada até o referido ano, que estava empregada em 31/12. A remuneração mensal de cada indivíduo é a soma das remunerações recebidas em todos os seus vínculos empregatícios durante o mês de dezembro do ano sob análise. Exclui ganhos decorrentes de 13º salário. Os valores foram corrigidos pelo INPC (IBGE) a preços constantes de dezembro de 2017.
© 2020 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos