Apresentação

O CGEE, no âmbito do seu contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério da Educação, vem desenvolvendo uma série de estudos sobre os recursos humanos para CT&I em diversos níveis de formação, com o objetivo de gerar informações qualificadas direcionadas a diferentes segmentos do SNCT&I e Educação e da sociedade, de forma a melhor instruir a tomada de decisão e por entender que esse tema é estratégico para qualquer discussão sobre o desenvolvimento socioeconômico nacional.

O presente estudo trata dos diplomados no sistema de educação superior brasileiro e tem por objetivo analisar o perfil dos diplomados e os padrões que relacionam a formação nas diversas áreas e a inserção no mercado de trabalho formal.

O estudo sobre os padrões de interação entre a formação e a inserção no mercado de trabalho formal utilizou duas principais fontes de dados. A primeira se refere aos dados coletados anualmente pelo Censo da Educação Superior para cada aluno matriculado entre 2010 e 2017, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). A segunda consiste nos dados coletados pelo Ministério da Economia por meio Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que contém informações detalhadas para todos os empregados formalmente registrados pelos estabelecimentos em território nacional. Com esse procedimento foi possível obter um quadro detalhado dos diplomas outorgados, do perfil dos egressos e da sua inserção setorial e ocupacional no mercado de trabalho formal.

Desde já é importante salientar que a análise apresentada neste estudo não captura a inserção de trabalho que decorre da atividade autônoma de profissionais liberais, nem a atividade econômica que decorre do empreendedorismo de parcela desses egressos, ou situações de trabalho que implicam na prestação de serviços para uma ou mais empresas através de pessoa jurídica, já que esses perfis não são incluídos na RAIS.

Outros estudos do CGEE que analisam em detalhes a formação de recursos humanos na pós-graduação stricto sensu e o emprego formal podem ser acessados em Mestres e Doutores 2019.

Além de apresentar os dados e as principais tendências recentes da formação e do emprego formal de egressos da educação superior, este formato de publicação busca facilitar o acesso aos resultados, disponibilizados online em formato que permite ao leitor explorar seu conteúdo de análise e interagir com seus gráficos. Também é possível ter acesso às tabelas detalhadas, na aba de Dados, que constituem a base desse estudo. Breves definições ou explicações de termos técnicos, que ajudam na correta interpretação dos dados apresentados e analisados no estudo, são apresentadas no glossário.

O CGEE agradece a fundamental parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), Ministério da Economia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) que permitiu a realização desse e de outros estudos relacionados ao tema de recursos humanos para CT&I.

Esse trabalho é fruto de Contrato de Gestão do CGEE com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).

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