3.2 Inserção profissional dos diplomados dos 26 cursos ou família de cursos analisados

Nesta etapa, a análise irá considerar cada um dos cursos ou famílias de cursos e um nível a mais de desagregação, ou seja, a classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a dois dígitos.

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos administração

O gráfico 3.2 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos administração, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Como havíamos notado anteriormente, entre 2010 e 2017, a família de cursos de administração, que inclui os cursos OCDE Administração e Administração dos serviços de saúde, foi responsável por 11,2% de todos os diplomas de graduação outorgado pelo ensino superior brasileiro. Isso corresponde a um total de 966.324 diplomas. Apesar da abundância de diplomas nessa área, os egressos desse curso têm um perfil de inserção no mercado de trabalho bastante definido: ao todo, 41% daqueles que trabalhavam com contrato formal de trabalho em 2017, ocupavam posições de Escriturário (CBO 41). Outros 10% eram Gerentes (CBO 14), e 2% ocupavam outras posições de direção no setor público e privado. Ainda 9% trabalhavam em ocupações ligadas a vendas e serviços (CBO 5), e 5,5% trabalhavam em ocupações de atendimento ao público (CBO 42). A proporção de pessoas formadas em administração exercendo cargos profissionais das ciências e das artes (CBO 2) é pequena, apenas 15% do total. Por outro lado, somente 13% ocupavam posições de técnicos de nível médio (CBO 3), entre os quais, aproximadamente a metade, estavam empregados em posições de nível médio nas ciências administrativas (CBO 35).

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos administração entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos área científica

O gráfico 3.3 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área científica (ciências da natureza) , diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Essa é uma área bastante diversificada do ponto de vista das trajetórias de formação que estão aqui reunidas. Assim, não é surpreendente o perfil também diversificado de inserção de seus egressos no mercado de trabalho. Assim, 5% deles ocupam posições como profissionais da área de exatas (CBO 21), outros 12% como profissionais da área de biologia (CBO 22), 9% são profissionais do ensino (CBO 23) e 5% outros profissionais das ciências e das artes. Por outro lado, 5% desses egressos estão empregados em ocupações técnicas de nível médio da área de exatas (CBO 31), outros 9% em ocupações técnicas de nível médio nas áreas biológicas e da saúde (CBO 32), 3,5% são professores leigos (CBO 33) e 4% estão empregados em atividades técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Finalmente, outros 14% são escriturários (CBO 41), outros 9% são profissionais da área de serviços (CBO 5) e 7% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos área científica (ciências da natureza) entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos área de gestão

O gráfico 3.4 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área de gestão diplomados, entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. A família de cursos de gestão apresenta uma grande variação interna quando se considera o foco específico de cada curso, porém todos compartilham o fato de serem cursos tecnológicos, de curta duração, focados no desenvolvimento de habilidades e competências específicas demandadas por diferentes setores da economia. Esse perfil se reflete na composição das ocupações onde seus egressos encontram emprego. Em primeiro lugar, vale notar que aqui é a primeira vez que verificamos uma presença expressiva de egressos com ocupações típicas da indústria de transformação (CBO 7 e 8), mais especificamente em funções transversais (CBO 78). Ademais, entre os egressos empregados em funções técnicas de nível médio (CBO 3) (16% do total), chama a atenção o volume dos empregados em funções ligadas a serviços de transporte (CBO 34) (2% do total). Esse resultado reflete a importância dos cursos de gestão de logística na composição dessa família de cursos, que representam 45,5% de todos os diplomas associados a cursos dessa família. Por outro lado, chama atenção a importância dos empregos administrativos e de serviços: além de 5,5% empregados em ocupações técnicas administrativas (CBO 35), temos 37% empregados como escriturários (CBO 41), 8% em ocupações de atendimento ao público (CBO 42), outros 6% em atividades de prestação de serviços (CBO 51) e 6% em atividades de vendas e comércio (CBO 52).

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos área de gestão entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos ciências contábeis

O gráfico 3.5 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos de ciências contábeis, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. 49% dos egressos de cursos de ciências contábeis estão empregados na ocupação de escriturário (CBO 41). Outros 23% são profissionais das ciências sociais e humanas (CBO 25). Apenas 7% desses egressos estão ocupados em posições técnicas de nível médio (CBO 3), sendo 4,5% em atividades técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Por outro lado, ao todo, 8% desses egressos estavam em posições de direção (CBO 1), entre eles, 6% em cargos de gerência (CBO 14). Além disso, 4% trabalhavam em serviços (CBO 5) e 3% em atividades de atendimento ao público (CBO 42). Por fim, 4% tinham outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos ciências contábeis entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos de engenharias

O gráfico 3.6 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área de engenharias , diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os profissionais formados em cursos da área de engenharia também experimentam uma inserção profissional bastante diversificada. Enquanto 9% deles ocupam posições de direção no setor público ou privado (CBO 1), 23% estão ocupados em profissões da área de exatas (CBO 21), e outros 2,5% em outras ocupações profissionais das ciências e das artes. Ainda 12% estão empregados como técnicos de nível médio na área de exatas (CBO 31) e outros 5% em posições técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Outros 12% estão ocupados como escriturários (CBO 41) e 13% estão empregados em ocupações de outras naturezas.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos de engenharias entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos farmácia

O gráfico 3.7 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos farmácia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Mais uma vez, estamos tratando de uma formação com inserção profissional bastante concentrada: ao todo, 70% dos egressos da família de cursos de farmácia encontram ocupação como profissional das ciências biológicas e da saúde (CBO 22) e outros 4% em ocupações profissionais definidas para outras áreas. Outros 3,5% desses egressos exercem funções de direção no setor público ou privado (CBO 1), e apenas 7% deles estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos farmácia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos formação de professores

O gráfico 3.8 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos de formação de professores, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. O perfil de inserção no mercado de trabalho formal dos egressos dos cursos de formação de professores é similar àquele observado para os egressos no curso de pedagogia. Entretanto, entre os egressos dessa família de cursos a proporção de pessoas empregadas em ocupações de nível médio é expressivamente menor. Ao todo, 31% desses egressos são ocupados como profissionais do ensino (CBO 23) e 6% estão em outras ocupações profissionais. Apenas 16% deles estão empregados como professores leigos (CBO 33) e 6% estão empregados em outras funções técnicas de nível médio. No total, 8% ocupam posições de direção no setor público e privado (CBO 1), e 14% são escriturários (CBO 41), enquanto outros 4% estão empregados em atividades de atendimento ao público (CBO 42) e 6% estão ocupados na área de serviços (CBO 51). Finalmente, 7% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos formação de professores entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos computação, TI e afins

O gráfico 3.9 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos computação TI e afins, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os cursos que compõem a família das formações em tecnologia de informação, computação e afins estão associados a um padrão bastante heterogêneo de inserção profissional. Dentre os egressos desses cursos, 6% exercem funções de direção no setor público e privado (CBO 1). Outros 33% são profissionais das ciências exatas (CBO 21), 2% são profissionais das ciências e das artes de outras áreas. Ainda 22% estão empregados como técnicos de nível médio nas áreas de exatas (CBO 31) e outros 6% ocupam outras posições técnicas de nível médio. Também 13% são escriturários (CBO 41) e 3,5% estão na área de serviços (CBO 5). Os demais 7% estão empregados em outras atividades.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos computação, TI e afins entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de administração pública

O gráfico 3.10 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de administração pública, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Nesse gráfico vemos que 35% dos egressos do curso de administração pública estão empregados como escriturários (CBO 41). Outros 17% ocupam posições que foram descritas por seus empregadores como técnicos de nível médio (CBO 3) e 17% estão empregados na área de serviços e comércio (CBO 5). Por outro lado, cabe salientar que, ao todo, 7% dos egressos desse curso ocupam posição de direção no setor público (CBO 11), indicando uma associação significativa entre esse curso e o acesso a posições desse tipo. Outros 3% estão em outras posições de direção, e 7% estão empregados em ocupações profissionais das ciências e das artes (CBO 2).

Distribuição percentual dos diplomados do curso de administração pública entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de agronomia

O gráfico 3.11 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de agronomia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de agronomia, o perfil de inserção no mercado de trabalho é bastante diversificado. Inicialmente, 9% desses egressos ocupam posições de dirigente no setor público ou privado (CBO 1). Outros 18% se inserem no mercado como profissionais das ciências biológicas e saúde (CBO 22). Ainda 8,5% ocupam posições associadas a outros perfis profissionais das ciências e das artes. Também 7% estão empregados em posições técnicas de nível médio na área das ciências biológicas, saúde e afins (CBO 32), enquanto outros 11% estão ocupados em posições técnicas administrativas classificadas como de nível médio por seus empregadores (CBO 35) e 5% ocupam outras posições técnicas também de nível médio. Outros 13% são escriturários (CBO 41) e 15% estão ocupados em funções de serviços (CBO 5)  e 10% estão distribuídos nas demais ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de agronomia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de arquitetura e urbanismo

O gráfico 3.12 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de arquitetura e urbanismo, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os egressos do curso de arquitetura e urbanismo apresentam um padrão bastante diversificado de inserção no mercado de trabalho formal, sem que se possa identificar um perfil de inserção dominante. Embora 10% deles ocupem cargos de gerência e direção no setor público e privado (CBO 1) e outros 18% ocupem funções profissionais na área de ciências exatas (CBO 21), outros 17% estão ocupados em cargos definidos pelos empregadores como técnicos de nível médio da área de exatas (CBO 31). Outros 7% estão empregados em ocupações administrativas também de nível médio, e 19% são empregados como escriturários (CBO 41). Além dessas ocupações, 8% trabalham com vendas (CBO 52), e 4% têm outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de arquitetura e urbanismo entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de direito

O gráfico 3.13 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de direito, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os egressos do curso de direito encontram alternativas de emprego num leque também bem variado. Essa é o único curso onde a inserção na carreira militar (CBO 0) representa uma alternativa relevante para o egresso. Ao todo, 8% dos egressos desse curso optam por essa alternativa. Por outro lado, outros 9% exercem funções superiores de dirigentes no setor público (CBO 11), e 3% são empregados no nível de gerência (CBO 14). Além disso, 11% são profissionais das ciências jurídicas (CBO 24), 5% estão empregados como profissionais das áreas de humanas (CBO 25) e 3% são profissionais do ensino (CBO 23). Por outro lado, 11% desses egressos estão empregados em funções administrativas de nível médio (CBO 35), 4% em outras posições também de nível médio, e 29% são escriturários (CBO 41). Finalmente, 7% são trabalhadores de serviços (CBO 5) e 3% trabalham em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de direito entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de economia

O gráfico 3.14 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de economia diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. O padrão da inserção profissional dos egressos do curso de economia se distribui por um número relativamente restrito de perfis ocupacionais: entre esses profissionais, 11% são gerentes (CBO 14), outros 3% ocupam outros cargos de direção no setor público ou privado, 26% estão empregados como profissionais da área de ciências sociais (CBO 25), 5% estão empregados como profissionais de outros perfis, 9% são técnicos de nível médio (CBO 3), 35% são escriturários (CBO 41), 4,5% estão ocupados na área de serviços (CBO 5) e 3% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de economia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de educação física

O gráfico 3.15 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de educação física, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Como se vê, o curso de educação física têm uma forte afinidade com o ensino. De fato, enquanto 19% dos seus egressos estão empregados como profissionais do ensino (CBO 23), outros 11% foram classificados por seus empregadores como trabalhando como professores leigos (CBO 33). Ainda 33% estão empregados em ocupações profissionais da área de saúde e biológicas (CBO 22), e 4% exercem cargos de direção no setor público ou privado (CBO 1). Apenas 10% desses profissionais ocupam cargos administrativos (CBO 4), e 5% tem empregos como Outros técnicos de nível médio. Finalmente, 16% desses egressos estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados dos cursos de educação física entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)