3.2 Inserção profissional dos diplomados dos 26 cursos ou família de cursos analisados

Nesta etapa, a análise irá considerar cada um dos cursos ou famílias de cursos e um nível a mais de desagregação, ou seja, a classificação Brasileira de Ocupações (CBO) a dois dígitos.

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos administração

O gráfico 3.2 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos administração, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Como havíamos notado anteriormente, entre 2010 e 2017, a família de cursos de administração, que inclui os cursos OCDE Administração e Administração dos serviços de saúde, foi responsável por 11,2% de todos os diplomas de graduação outorgado pelo ensino superior brasileiro. Isso corresponde a um total de 966.324 diplomas. Apesar da abundância de diplomas nessa área, os egressos desse curso têm um perfil de inserção no mercado de trabalho bastante definido: ao todo, 41% daqueles que trabalhavam com contrato formal de trabalho em 2017, ocupavam posições de Escriturário (CBO 41). Outros 10% eram Gerentes (CBO 14), e 2% ocupavam outras posições de direção no setor público e privado. Ainda 9% trabalhavam em ocupações ligadas a vendas e serviços (CBO 5), e 5,5% trabalhavam em ocupações de atendimento ao público (CBO 42). A proporção de pessoas formadas em administração exercendo cargos profissionais das ciências e das artes (CBO 2) é pequena, apenas 15% do total. Por outro lado, somente 13% ocupavam posições de técnicos de nível médio (CBO 3), entre os quais, aproximadamente a metade, estavam empregados em posições de nível médio nas ciências administrativas (CBO 35).

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos administração entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos área científica

O gráfico 3.3 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área científica (ciências da natureza) , diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Essa é uma área bastante diversificada do ponto de vista das trajetórias de formação que estão aqui reunidas. Assim, não é surpreendente o perfil também diversificado de inserção de seus egressos no mercado de trabalho. Assim, 5% deles ocupam posições como profissionais da área de exatas (CBO 21), outros 12% como profissionais da área de biologia (CBO 22), 9% são profissionais do ensino (CBO 23) e 5% outros profissionais das ciências e das artes. Por outro lado, 5% desses egressos estão empregados em ocupações técnicas de nível médio da área de exatas (CBO 31), outros 9% em ocupações técnicas de nível médio nas áreas biológicas e da saúde (CBO 32), 3,5% são professores leigos (CBO 33) e 4% estão empregados em atividades técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Finalmente, outros 14% são escriturários (CBO 41), outros 9% são profissionais da área de serviços (CBO 5) e 7% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos área científica (ciências da natureza) entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos área de gestão

O gráfico 3.4 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área de gestão diplomados, entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. A família de cursos de gestão apresenta uma grande variação interna quando se considera o foco específico de cada curso, porém todos compartilham o fato de serem cursos tecnológicos, de curta duração, focados no desenvolvimento de habilidades e competências específicas demandadas por diferentes setores da economia. Esse perfil se reflete na composição das ocupações onde seus egressos encontram emprego. Em primeiro lugar, vale notar que aqui é a primeira vez que verificamos uma presença expressiva de egressos com ocupações típicas da indústria de transformação (CBO 7 e 8), mais especificamente em funções transversais (CBO 78). Ademais, entre os egressos empregados em funções técnicas de nível médio (CBO 3) (16% do total), chama a atenção o volume dos empregados em funções ligadas a serviços de transporte (CBO 34) (2% do total). Esse resultado reflete a importância dos cursos de gestão de logística na composição dessa família de cursos, que representam 45,5% de todos os diplomas associados a cursos dessa família. Por outro lado, chama atenção a importância dos empregos administrativos e de serviços: além de 5,5% empregados em ocupações técnicas administrativas (CBO 35), temos 37% empregados como escriturários (CBO 41), 8% em ocupações de atendimento ao público (CBO 42), outros 6% em atividades de prestação de serviços (CBO 51) e 6% em atividades de vendas e comércio (CBO 52).

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos área de gestão entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos ciências contábeis

O gráfico 3.5 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos de ciências contábeis, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. 49% dos egressos de cursos de ciências contábeis estão empregados na ocupação de escriturário (CBO 41). Outros 23% são profissionais das ciências sociais e humanas (CBO 25). Apenas 7% desses egressos estão ocupados em posições técnicas de nível médio (CBO 3), sendo 4,5% em atividades técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Por outro lado, ao todo, 8% desses egressos estavam em posições de direção (CBO 1), entre eles, 6% em cargos de gerência (CBO 14). Além disso, 4% trabalhavam em serviços (CBO 5) e 3% em atividades de atendimento ao público (CBO 42). Por fim, 4% tinham outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos ciências contábeis entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos de engenharias

O gráfico 3.6 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos da área de engenharias , diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os profissionais formados em cursos da área de engenharia também experimentam uma inserção profissional bastante diversificada. Enquanto 9% deles ocupam posições de direção no setor público ou privado (CBO 1), 23% estão ocupados em profissões da área de exatas (CBO 21), e outros 2,5% em outras ocupações profissionais das ciências e das artes. Ainda 12% estão empregados como técnicos de nível médio na área de exatas (CBO 31) e outros 5% em posições técnicas administrativas de nível médio (CBO 35). Outros 12% estão ocupados como escriturários (CBO 41) e 13% estão empregados em ocupações de outras naturezas.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos de engenharias entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos farmácia

O gráfico 3.7 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos farmácia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Mais uma vez, estamos tratando de uma formação com inserção profissional bastante concentrada: ao todo, 70% dos egressos da família de cursos de farmácia encontram ocupação como profissional das ciências biológicas e da saúde (CBO 22) e outros 4% em ocupações profissionais definidas para outras áreas. Outros 3,5% desses egressos exercem funções de direção no setor público ou privado (CBO 1), e apenas 7% deles estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos farmácia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos formação de professores

O gráfico 3.8 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos de cursos de formação de professores, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. O perfil de inserção no mercado de trabalho formal dos egressos dos cursos de formação de professores é similar àquele observado para os egressos no curso de pedagogia. Entretanto, entre os egressos dessa família de cursos a proporção de pessoas empregadas em ocupações de nível médio é expressivamente menor. Ao todo, 31% desses egressos são ocupados como profissionais do ensino (CBO 23) e 6% estão em outras ocupações profissionais. Apenas 16% deles estão empregados como professores leigos (CBO 33) e 6% estão empregados em outras funções técnicas de nível médio. No total, 8% ocupam posições de direção no setor público e privado (CBO 1), e 14% são escriturários (CBO 41), enquanto outros 4% estão empregados em atividades de atendimento ao público (CBO 42) e 6% estão ocupados na área de serviços (CBO 51). Finalmente, 7% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos formação de professores entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados da família de cursos computação, TI e afins

O gráfico 3.9 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos da família de cursos computação TI e afins, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os cursos que compõem a família das formações em tecnologia de informação, computação e afins estão associados a um padrão bastante heterogêneo de inserção profissional. Dentre os egressos desses cursos, 6% exercem funções de direção no setor público e privado (CBO 1). Outros 33% são profissionais das ciências exatas (CBO 21), 2% são profissionais das ciências e das artes de outras áreas. Ainda 22% estão empregados como técnicos de nível médio nas áreas de exatas (CBO 31) e outros 6% ocupam outras posições técnicas de nível médio. Também 13% são escriturários (CBO 41) e 3,5% estão na área de serviços (CBO 5). Os demais 7% estão empregados em outras atividades.

Distribuição percentual dos diplomados da família de cursos computação, TI e afins entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de administração pública

O gráfico 3.10 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de administração pública, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Nesse gráfico vemos que 35% dos egressos do curso de administração pública estão empregados como escriturários (CBO 41). Outros 17% ocupam posições que foram descritas por seus empregadores como técnicos de nível médio (CBO 3) e 17% estão empregados na área de serviços e comércio (CBO 5). Por outro lado, cabe salientar que, ao todo, 7% dos egressos desse curso ocupam posição de direção no setor público (CBO 11), indicando uma associação significativa entre esse curso e o acesso a posições desse tipo. Outros 3% estão em outras posições de direção, e 7% estão empregados em ocupações profissionais das ciências e das artes (CBO 2).

Distribuição percentual dos diplomados do curso de administração pública entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de agronomia

O gráfico 3.11 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de agronomia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de agronomia, o perfil de inserção no mercado de trabalho é bastante diversificado. Inicialmente, 9% desses egressos ocupam posições de dirigente no setor público ou privado (CBO 1). Outros 18% se inserem no mercado como profissionais das ciências biológicas e saúde (CBO 22). Ainda 8,5% ocupam posições associadas a outros perfis profissionais das ciências e das artes. Também 7% estão empregados em posições técnicas de nível médio na área das ciências biológicas, saúde e afins (CBO 32), enquanto outros 11% estão ocupados em posições técnicas administrativas classificadas como de nível médio por seus empregadores (CBO 35) e 5% ocupam outras posições técnicas também de nível médio. Outros 13% são escriturários (CBO 41) e 15% estão ocupados em funções de serviços (CBO 5)  e 10% estão distribuídos nas demais ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de agronomia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de arquitetura e urbanismo

O gráfico 3.12 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de arquitetura e urbanismo, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os egressos do curso de arquitetura e urbanismo apresentam um padrão bastante diversificado de inserção no mercado de trabalho formal, sem que se possa identificar um perfil de inserção dominante. Embora 10% deles ocupem cargos de gerência e direção no setor público e privado (CBO 1) e outros 18% ocupem funções profissionais na área de ciências exatas (CBO 21), outros 17% estão ocupados em cargos definidos pelos empregadores como técnicos de nível médio da área de exatas (CBO 31). Outros 7% estão empregados em ocupações administrativas também de nível médio, e 19% são empregados como escriturários (CBO 41). Além dessas ocupações, 8% trabalham com vendas (CBO 52), e 4% têm outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de arquitetura e urbanismo entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de direito

O gráfico 3.13 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de direito, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Os egressos do curso de direito encontram alternativas de emprego num leque também bem variado. Essa é o único curso onde a inserção na carreira militar (CBO 0) representa uma alternativa relevante para o egresso. Ao todo, 8% dos egressos desse curso optam por essa alternativa. Por outro lado, outros 9% exercem funções superiores de dirigentes no setor público (CBO 11), e 3% são empregados no nível de gerência (CBO 14). Além disso, 11% são profissionais das ciências jurídicas (CBO 24), 5% estão empregados como profissionais das áreas de humanas (CBO 25) e 3% são profissionais do ensino (CBO 23). Por outro lado, 11% desses egressos estão empregados em funções administrativas de nível médio (CBO 35), 4% em outras posições também de nível médio, e 29% são escriturários (CBO 41). Finalmente, 7% são trabalhadores de serviços (CBO 5) e 3% trabalham em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de direito entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de economia

O gráfico 3.14 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de economia diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. O padrão da inserção profissional dos egressos do curso de economia se distribui por um número relativamente restrito de perfis ocupacionais: entre esses profissionais, 11% são gerentes (CBO 14), outros 3% ocupam outros cargos de direção no setor público ou privado, 26% estão empregados como profissionais da área de ciências sociais (CBO 25), 5% estão empregados como profissionais de outros perfis, 9% são técnicos de nível médio (CBO 3), 35% são escriturários (CBO 41), 4,5% estão ocupados na área de serviços (CBO 5) e 3% estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de economia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de educação física

O gráfico 3.15 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de educação física, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Como se vê, o curso de educação física têm uma forte afinidade com o ensino. De fato, enquanto 19% dos seus egressos estão empregados como profissionais do ensino (CBO 23), outros 11% foram classificados por seus empregadores como trabalhando como professores leigos (CBO 33). Ainda 33% estão empregados em ocupações profissionais da área de saúde e biológicas (CBO 22), e 4% exercem cargos de direção no setor público ou privado (CBO 1). Apenas 10% desses profissionais ocupam cargos administrativos (CBO 4), e 5% tem empregos como Outros técnicos de nível médio. Finalmente, 16% desses egressos estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados dos cursos de educação física entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de empreendedorismo

O gráfico 3.16 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de empreendedorismo, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. O curso de empreendedorismo é ofertado como graduação tecnológica e é relativamente recente. Todavia, o curso ganhou visibilidade e importância no período que estamos estudando. Em 2010, início de nossa série histórica, apenas 433 diplomas foram outorgados atestando a conclusão desse curso. Em 2017 esse total já havia saltado para 151.084 diplomas. Apesar do crescimento recente da oferta, seus egressos apresentam um perfil de inserção no mercado de trabalho similar a outros cursos da grande área de negócios e administração. No total, 31% dos egressos com emprego formal trabalham como escriturários (CBO 41), 15% está empregada ocupando posições de técnico de nível médio (CBO 3) e 13% são vendedores ou trabalham no comércio (CBO 52). Outros 12% ocupam cargo de gerência (CBO 14), e apenas 8% está empregada em atividades profissionais (CBO 2). Cargos de atendimento ao público (CBO 42) e ocupações ligadas à serviço (CBO 51) ocupam, respectivamente, 6% e 4%.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de empreendedorismo entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de enfermagem

O gráfico 3.17 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de enfermagem, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de enfermagem, 54% estão ocupados em profissões das ciências biológicas e da saúde (CBO 22). Outros 20% ocupam posições de técnicos de nível médio também na área das ciências da saúde e biológicas (CBO 32) e apenas 4% deles ocupam posições de direção no setor público ou privado (CBO 1). No total, 8% trabalham em atividades administrativas (CBO 4) e 7% tem outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de enfermagem entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de fisioterapia

O gráfico 3.18 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de fisioterapia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Também o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de fisioterapia é razoavelmente concentrado: ao todo, 52% ocupam cargos ligados a profissões das ciências biológicas e da saúde (CBO 22), outros 7% estão empregados em cargos profissionais das ciências e das artes de outras áreas e 5% são dirigentes no setor público ou privado (CBO 1). Por outro lado, 6% desses profissionais estão empregados em atividades técnicas de nível médio na área da saúde e biológicas (CBO 32), e outros 5% ocupam cargos técnicos de nível médio em outras áreas. Também 11% são escriturários (CBO 41) e 4% trabalham com atendimento ao público (CBO 42).

Distribuição percentual dos diplomados do curso de fisioterapia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de jornalismo

O gráfico 3.19 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de jornalismo, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de jornalismo, 30% são ocupados como comunicadores (CBO 26), 8% são empregados como profissionais da área de ciências humanas e sociais (CBO 25) e 5,5% ocupam posições associadas a outros perfis profissionais das ciências e das artes. Ainda 13% ocupam posições de direção no setor público e privado (CBO 1), 21% são ocupados como escriturários (CBO 41) e 6% trabalham com atendimento ao público (CBO 42). Outros 9% estão empregados em ocupações descritas como sendo técnicas de nível médio (CBO 3) e, finalmente, outros 7,5% são empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de jornalismo entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de medicina

O gráfico 3.20 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de medicina, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Não há outro curso com perfil ocupacional mais definido do que medicina. No total, 86% dos egressos desse curso trabalham como profissionais da saúde (CBO 22). Apenas 2% deles ocupam posições dirigentes no setor público ou privado (CBO 1) e outros 9% tem outra inserção profissional.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de medicina entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de medicina veterinária

O gráfico 3.21 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de formação de medicina veterinária, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de medicina veterinária, o perfil de inserção no mercado de trabalho é bastante diversificado. Inicialmente, 8% desses egressos ocupam posições de dirigente no setor público ou privado (CBO 1). Outros 34% se inserem no mercado como profissionais das ciências biológicas e saúde(CBO 22). Ainda 9% ocupam posições associadas a outros profissionais das ciências e das artes. Também 4,5% estão empregados em posições técnicas de nível médio na área das ciências biológicas, saúde e afins (CBO 32), enquanto outros 6,5% estão ocupados em posições técnicas administrativas classificadas como de nível médio por seus empregadores (CBO 35) e 5% ocupam outras posições técnicas também de nível médio. Outros 10% são escriturários (CBO 41) e 14,5% estão ocupados em funções de serviços (CBO 5) e 7% estão distribuídos nas demais ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de medicina veterinária entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de nutrição

O gráfico 3.22 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de nutrição, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Mais uma vez estamos diante de um perfil de formação profissional bastante focado. Ao todo, 48% dos profissionais formados pelo curso de nutrição encontram colocação como profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins (CBO 22), enquanto outros 5,5% estão colocados em outras ocupações também da grande área das atividades profissionais da ciência. Ao todo, 11% desses egressos são dirigentes do setor público e privado (CBO 1). Apenas 9% estão empregados em ocupações técnicas de nível médio (CBO 3), e outros 11,5% como escriturários (CBO 41), além de 5% que trabalham em serviços de atendimento ao público (CBO 42). Restam 10% empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de nutrição entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de odontologia

O perfil de inserção profissional dos egressos do curso de odontologia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal, mostra uma impressionante coesão no perfil de ocupação dos egressos do curso de odontologia: ao todo 62% ocupam posições como profissionais das ciências biológicas, da saúde e afins (CBO 22), e outros 8% têm ocupação como outros profissionais das ciências e das artes. Ao todo, 5% desses profissionais ocupam posições de direção na administração pública ou privada (CBO 1) e apenas 9% são empregados em serviços administrativos (CBO 4) (gráfico 3.23).

Distribuição percentual dos diplomados do curso de odontologia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de pedagogia

O gráfico 3.24 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de pedagogia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Da mesma forma que o curso de administração, o curso de pedagogia respondem por uma grande proporção das trajetórias de formação oferecidas pelo ensino superior brasileiro. Ao todo, 10,6% de todos os diplomas de graduação outorgados pelo ensino superior no período que estamos considerando correspondem à conclusão desse curso. Embora a inserção desses profissionais no mercado de trabalho acompanhe o perfil de habilidades associados à sua formação, com 35% dos egressos empregados como profissionais do ensino (CBO 23), é preciso considerar que outros 30% são contratados como professores leigos de nível médio (CBO 33) e outros 4% ocupam outras posições técnicas de nível médio. Entre os restantes 30%, ao todo, 5% ocupam posições de direção no setor público ou privado (CBO 1), 10% estão empregados como escriturários (CBO 41), 3% estão ocupados em atividades de atendimento ao público (CBO 42) e 7% em serviços (CBO 51).

Distribuição percentual dos diplomados do curso de pedagogia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de psicologia

O gráfico 3.25 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de psicologia, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Ele indica que uma proporção expressiva dos egressos do curso de psicologia encontra ocupação como profissionais das ciências sociais e humanas (CBO 25) (39%), enquanto outros 9% estão empregados em outras ocupações de profissionais das ciências e das artes. Há ainda 8% em posições de direção em empresa ou na administração pública (CBO 1). No total, outros 19% desses egressos estão empregados como escriturários (CBO 41) e outros 5% em atividades de atendimento ao público (CBO 42). Finalmente, 10% estão ocupados em posições classificadas como de técnicos de nível médio (CBO 3). Restam ainda 9,5% empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de psicologia entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de publicidade e propaganda

O gráfico 3.26 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de publicidade e propaganda, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Entre os egressos do curso de publicidade e propaganda, 18% estão empregados em posição de gerência (CBO 14) e outros 2% em outras posições de direção. Também 15% são empregados como profissionais da área de ciências sociais e humanas (CBO 25), 6% são comunicadores e artistas (CBO 26) e 4% estão ocupados em outras posições profissionais das ciências e das artes. Ao todo, 7% são empregados em posições técnica-administrativa de nível médio (CBO 35), e 6% também ocupam posições classificadas como Outros técnicos de nível médio. Ainda 23% estão ocupados como escriturários (CBO 41) e 7% trabalham com venda e comércio (CBO 52). Finalmente, 3% se distribuem nas ocupações restantes identificadas pela CBO.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de publicidade e propaganda entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)

A inserção profissional dos diplomados do curso de serviço social

O gráfico 3.27 detalha o perfil de inserção profissional dos egressos do curso de serviço social, diplomados entre os anos de 2010 e 2017, que mantinham em 2017 uma relação de emprego formal. Ele nos informa que os egressos do curso de serviço social têm um perfil de inserção ocupacional bastante disperso. Se 21% deles ocupam posições descritas como atividades profissionais das ciências sociais e humanas (CBO 25), e 8% ocupam posições de direção na administração pública, terceiro setor e em empresas (CBO 1), outros 22% ocupam posições de escriturários (CBO 41), 9% estão empregados em ocupações técnicas de nível médio na área de saúde e ciências biológicas (CBO 32), 3,5% exercem ocupações administrativas de nível médio (CBO 35), outros 3% são professores leigos (CBO 33). Outros 8% encontram emprego em ocupações de atendimento ao público (CBO 42), 4,6% trabalham como vendedores e prestadores de serviço no comércio (CBO 52). Restando, enfim, 4% que estão empregados em outras ocupações.

Distribuição percentual dos diplomados do curso de serviço social entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por grande grupo e subgrupo principal de ocupações (CBO)
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