3.3 Padrões de inserção dos diplomados no mercado de trabalho: uma tipologia - 3.3 Padrões de inserção dos diplomados no mercado de trabalho: uma tipologia
3.3 Padrões de inserção dos diplomados no mercado de trabalho: uma tipologia
Considerando conjuntamente, os resultados das análises sobre a inserção desses profissionais como empregados formais permitem classificar os perfis de inserção no mercado de trabalho em quatro grandes grupos, que consideram diferentes proporções de agrupamentos ocupacionais dos tipos: Profissionais (CBO 2 - Profissionais das ciências e das artes), Administrativas (CBO 4 - Trabalhadores de serviços administrativos) e Nível médio (CBO 3 - Técnicos de nível médio) e Outras ocupações. O gráfico 3.28 mostra as áreas e seus respectivos padrões ocupacionais.
A tipologia a seguir resume as conclusões da análise sobre o perfil ocupacional dos egressos dos 26 cursos e famílias de cursos que respondem pela formação de 89,8% de todos na graduação no nível superior brasileiro. Esses resultados espelham a complexidade da relação entre a formação ofertada pelo ensino superior e o padrão de inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
1. Formações de perfil predominantemente profissional: Esse conjunto de cursos sustentam a inserção no mercado de trabalho predominantemente em ocupações profissionais. Entre os egressos de cursos com esse perfil, não apenas é mais comum o emprego em ocupações profissionais (CBO 2), mas também a frequência de diplomados empregados em ocupações classificadas pelo empregador como sendo de nível médio é baixa. Da mesma maneira, entre os diplomados desses cursos, pouco são aqueles empregados em ocupações administrativas. Dentre os cursos analisados neste relatório, os cursos ou família de cursos de Jornalismo, Medicina veterinária, Medicina, Enfermagem, Educação física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia apresentam perfis de inserção profissional convergentes com a descrição acima. Esse perfil também corresponde, parcialmente, ao padrão de inserção profissional dos egressos de cursos de formação de professores. Entretanto, diplomados dessa família de cursos apresentam um padrão muito mais diversificado de inserção no mercado de trabalho, com uma maior participação de ocupações de nível médio, da área Administrativa e de Serviços e comércio.
2. Formações de perfil predominantemente administrativo: Diplomados de cursos com esse perfil se empregam predominantemente em ocupações administrativas de nível superior (CBO 4). Entre os diplomados desses cursos, a proporção de empregados em atividades classificadas como técnicas de nível médio é baixa, como também é relativamente pequena a proporção daqueles ocupando posições profissionais e em outras ocupações. A ocupação mais comum entre esses diplomados é a de escriturário e, quando empregados em cargos de direção, os diplomados desses cursos estão, predominantemente, ocupados em posições de gerência. Os cursos de Administração, Administração pública, Empreendedorismo, Gestão, Ciências contábeis, Economia apresentam esse perfil de inserção ocupacional.
3. Formações de perfil misto: Os diplomados de cursos com esse perfil têm uma inserção mais ou menos equilibrada entre ocupações profissionais e administrativas, além de se distribuírem por uma gama mais variada de ocupações que não foram consideradas nessa análise. A proporção de egressos empregados em funções técnicas de nível médio é relativamente pequena, mas a dispersão desses profissionais em outras famílias de ocupações é maior do que aquela observada nos dois outros grupos descritos acima. Entre as carreiras com esse perfil temos os cursos de Publicidade e propaganda, Serviço social e Direito. Cabe uma nota específica para o perfil de inserção profissional dos egressos dos cursos de Direito. Esses cursos respondem por 9,3% de todos os diplomas outorgados pelo ensino superior entre 2010 e 2017. Profissionais formados por esses cursos não apenas tem uma inserção no mercado de trabalho relativamente equilibrada entre ocupações administrativas e profissionais, mas também cresce sua presença em outras famílias de ocupação. Particularmente, cabe lembrar a relevância dessa formação para o ingresso em carreiras públicas da justiça e da polícia.
4. Formações de perfil pouco consolidado: Incluímos nesse grupo um conjunto de cursos cujos diplomados não apenas apresentam um perfil de inserção ocupacional disperso, mas também entre os quais cresce a proporção de egressos empregados em ocupações que foram descritas por seus empregadores como sendo ocupações típicas de técnicos de nível médio. Nesse grupo, o perfil de inserção no mercado de trabalho parece depender, entre outras coisas, do prestígio da instituição que outorga o diploma. Assim, enquanto alguns egressos têm acesso a ocupações profissionais, outros estão ocupados em posições administrativas, outros ainda se distribuem por uma grande variedade de ocupações, e, ainda uma proporção importante deles está ocupada em posições técnicas de nível médio. Entre os cursos com esse perfil destacam-se os cursos de Pedagogia, onde 34% estão empregados em ocupações técnicas de nível médio; os cursos da área de Ciências da natureza (28,4%) e os cursos de Arquitetura e urbanismo (24,3%) e de Engenharia (27,2%). Os cursos da área de Computação e TI também correspondem, parcialmente, a esse perfil já que uma proporção importante de seus egressos está empregada como técnico de nível médio (27,8%). Ainda assim, cabe lembrar que entre os diplomados dessa última família de cursos a proporção dos empregados formais em ocupações profissionais (39,8%) é maior do que a observada para os egressos dos outros cursos desse grupo: Pedagogia, Ciências da natureza, Arquitetura e urbanismo e Engenharia, com percentuais de 36,3%; 31,0%; 30,3% e 33,7%, respectivamente.