4.2 Remuneração e setores

A análise da remuneração dos diplomados que trabalhavam em 31/12/2017 mostra que os setores econômicos que melhor remuneraram seus empregados de nível superior foram a Indústria extrativa (seção B) e Eletricidade e gás (seção D).

É interessante notar que a remuneração dos diplomados em cursos presenciais e a distância podem apresentar diferentes comportamentos nos diferentes setores. Ela é mais alta na Indústria extrativa (seção B), com destaque para aqueles egressos de cursos presenciais. Em alguns casos, no entanto, diplomados de cursos a distância têm remuneração média maior que aqueles de cursos presenciais como é o caso do setor Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (Seção K). É importante notar que vários fatores podem se combinar à modalidade e influenciar esse comportamento, como as áreas de formação.

Remuneração mensal média de diplomados na educação superior entre 2010 e 2017, com emprego formal em 2017, por seção da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) do estabelecimento empregador e modalidade do curso
© 2020 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos