1.6 Área geral, cursos e famílias de cursos

A análise do perfil de competências produzidas pelo ensino superior brasileiro toma como referência as trajetórias de formação oferecidas por diferentes cursos reconhecidos pelos órgãos reguladores do Ministério da Educação. Além do nome específico do curso e demais classificações, o Censo da Educação Superior também classifica os cursos, seguindo o modelo de classificação adotado pela OCDE. No período 2010-2017, o Censo registrava ao todo 388 cursos nessa classificação que concederam algum diploma de graduação.

O gráfico 1.9 apresenta a distribuição dos diplomas outorgados pelo ensino superior brasileiro entre 2010 e 2017, considerando a área geral dos cursos. Essa distribuição evidencia a impressionante concentração da formação ofertada pelo ensino superior brasileiro na grande área de Ciências sociais, negócios e direito. De fato, nada menos que 42,7% de todos os diplomas outorgados pelas instituições de educação superior no Brasil foram em cursos classificados dentro dessa grande área. A segunda grande área em importância pelo volume de diplomas é Educação com 21,4% de todos os diplomas outorgados. Em seguida, Saúde e bem-estar social é responsável por 14,2%.

Diplomas da educação superior por área geral OCDE, 2010-2017

O gráfico 1.10 revela a importância dos programas de ensino a distância, especialmente nas áreas de Educação, em que essa modalidade de ensino responde por 34,9% da titulação outorgada; na área de Serviços, em que responde por 30,6%; e na área de Ciências sociais, negócios e direito, em que responde por 17,6% dos diplomas outorgados. Nas demais áreas o ensino a distância é responsável por uma parte pouco relevante da formação, respondendo por menos de 10% dos diplomas outorgados por cursos nessas áreas.

Gráfico 1.10
Diplomas da educação superior por área geral OCDE e modalidade de ensino do curso, 2010-2017

Uma característica que chama a atenção na análise dos perfis de competências produzidas pela educação superior brasileira é a intensa concentração da formação em um número muito reduzido de trajetórias.

Os cursos que dão base para as análises sobre a formação e emprego dos diplomados na educação superior são aqueles informados pelo Censo da Educação Superior/INEP/MEC. As análises sobre a formação e emprego dos diplomados na educação superior consideraram os 388 diferentes cursos. Para traçar o perfil de formação, foram analisados cursos  ou  agrupamentos dos diplomados em cursos com perfil de formação próximo, denominadas famílias de cursos3. Esse é o caso das famílias de "Administração", “Formação de Professores”, “Gestão (específicas)”, “Engenharias”, “Ciências Contábeis”, “Computação, TI e afins”, “Áreas Científicas” e "Farmácia".

Nota-se, a partir dessa proposta analítica, que os perfis de formação de 26 cursos ou famílias de cursos, representados no gráfico 1.11, foram responsáveis por 89,8% de todos os diplomas outorgados no período considerado.

Dois cursos, Pedagogia e Direito, respondem por 20% desses diplomas. Se a esses dois cursos somarmos os diplomas outorgados pelas famílias de cursos de Administração e Formação de professores, chegamos a 42% de todos os diplomas outorgados entre 2010 e 2017. Se a esse total somarmos ainda diplomas oriundos de cursos tecnológicos da família Gestão (áreas específicas), curso de Publicidade e propaganda, curso de Empreendedorismo e família de cursos Ciências contábeis, chegamos a 57,2% de todos os diplomas outorgados pelo ensino superior brasileiro no período considerado.

Por outro lado, os cursos das famílias Engenharias, Áreas científicas e Computação, tecnologia de informação e afins foram responsáveis por apenas 12,2% de todos os diplomas outorgados pela educação superior brasileira entre 2010 e 2017.

Se tomarmos todos os cursos classificados dentro da área geral de Saúde e bem-estar social, tal como definida pela OCDE, os cursos de Enfermagem respondem por 25% das titulações outorgadas nessa área, enquanto que os cursos de Serviços social outorgaram outros 16,8% dos diplomas dessa área, e os cursos de Medicina foram responsáveis por 10,4% dos diplomas outorgados na área.

Há forte concentração da formação de competências em um número relativamente restrito de perfis: enquanto as formações na área de Educação respondem por 21,4% de todos os diplomas, cursos voltados para o desenvolvimento de competências nas áreas de administração foram responsáveis por outros 27,5% de todos os diplomas.

3A lista completa dos 26 cursos e famílias de cursos está detalhada aqui e a lista dos demais cursos está detalhada aqui.
Gráfico 1.11
Diplomas da educação superior por cursos e famílias de cursos, 2010-2017

O detalhamento da distribuição de diplomas da família de cursos de Formação de professores por área específica mostra concentração nas áreas de letras - Língua/literatura vernácula (português), Língua/literatura estrangeira moderna e Língua/literatura vernácula e língua estrangeira - (23%) e Educação física (20%). História e Geografia somam juntas outros 17%. Os cursos que preparam professores para as áreas de Matemática e Ciências da natureza respondem por apenas 26% de todas as licenciaturas outorgadas (gráfico 1.12).

Já a distribuição dos diplomas da família de cursos de Engenharias por área específica de formação revela a maior participação da Engenharia civil (28,5%), seguida da Engenharia de produção (18%) e da Engenharia mecânica e da Engenharia elétrica, ambas com 11% do total.

A distribuição dos diplomas da família de cursos de Áreas científicas mostra grande concentração em Ciências biológicas (59%), seguida de longe pelos cursos de Química, Ciências da terra, Física, astronomia e afins e, por fim, Matemática e estatística, esses últimos com apenas 4%.

A análise das áreas específicas dos cursos da família de Gestão aponta a concentração na área Gestão de pessoal e recursos humanos, com 45% dos diplomados. Outros 23% dos diplomados dessa família são de cursos de Gestão logística.

Por fim, o gráfico 1.12 mostra que na família de cursos de Computação, Tecnologia da Informação (TI) e afins 29% são diplomados em análise e desenvolvimento de sistemas (tecnólogo), seguidos de 27% formados em Ciência da computação.

Gráfico 1.12
Diplomas da educação superior por cursos e famílias de cursos e por área específica de formação, 2010-2017
© 2020 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos