4.1 Remuneração e área do curso

A remuneração mensal dos diplomados com emprego formal por área do curso (OCDE) é consistentemente maior para egressos dos cursos da área de Engenharia, produção e construção (gráfico 4.1). Nota-se, no, entanto, que houve uma queda expressiva de 14,5% na remuneração média dessa área no período de 2014 a 2017, que coincide com a queda no crescimento da economia.

Por outro lado, as mais baixas são, consistentemente, em média, dos egressos da área de Educação. As outras áreas têm remunerações médias mais próximas (Humanidades e artes; Serviços; Ciências sociais, negócios e direito; Saúde e bem-estar social; Ciências, matemática e computação; Agricultura e veterinária).

Destaca-se que, no período analisado, os egressos da área da Saúde e bem-estar social tiveram um crescimento importante na remuneração média mensal, de cerca de 40%.

Remuneração mensal média nos anos 2010 a 2017 de diplomados na educação superior a partir de 2010 até o ano de referência, por área geral OCDE (R$ constantes de 12/2017)
© 2020 CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos